quinta-feira, 9 de julho de 2009

Pesquisador defende consumo de cerveja para reidratar atletas.

Um estudo científico atesta que consumir cerveja depois da prática de esportes é bom para o organismo. Segundo Joan Ramón Barbany, professor de Fisiologia do Exercício da Universidade de Barcelona, a cerveja é uma bebida eficaz pela alta presença de elementos antioxidantes, que ajudam a reduzir dores musculares e a fadiga.
O estudo, chamado “Idoneidade da cerveja na dieta equilibrada dos esportistas”, foi apresentado nesta terça-feira na cidade de Alicante, no leste da Espanha, durante os Jogos Mundiais de Medicina e Saúde.
– A cerveja tem alta presença de elementos antioxidantes, derivados de sua origem vegetal, que combatem o surgimento de radicais livres – segundo Barbany.
Ele lembrou ainda que a bebida contém minerais e carboidratos.
– Sua ingestão em doses moderadas por pessoas adultas pode desempenhar um papel na recuperação do metabolismo hormonal e imunológico dos esportistas após o exercício físico – explicou.
Para o professor Manuel Castillo-Garzón, professor de Fisiologia Médica da Universidade de Granada, beber cerveja não tem nenhum aspecto desaconselhável como bebida para reidratação em comparação com a água.
O estudo contou com a participação de 16 pessoas que, separadas por um intervalo de três semanas, fizeram duas sessões de exercícios fortes por cerca de uma hora, em ambiente de alta temperatura. O esforço fez com que os participantes perdessem de dois a três quilos, principalmente de água.
Em uma das sessões eles só poderiam beber água após os exercícios e na outra a cerveja entrou, acompanhada de toda a água que quisessem. Para o médico especialista em Fisiologia do Esporte e ex-jogador profissional de basquete Juan Antonio Corbalán, apesar do álcool e com “um uso inteligente”, a cerveja é compatível com o rendimento esportivo de qualquer disciplina.

4 comentários:

Marcelo disse...

Depois desta pesquisa, sugiro que todos os atletas que ainda não são adeptos desta prática, se aliem aos que já utilizam deste método para melhorar a performance.
Isso é o que está faltando para chegarmos a mais vitórias...

abraços

Renan disse...

No ano passado ganhamos várias pq em todos os finais de jogos bebemoramos!!!!!! Portanto, para mudar a maré devemos voltar as antigas práticas!!!

Jota disse...

O único problema é que a gente tá fazendo a tática errada, estamos hidratando o corpo antes do jogo, dai como não estamos cansados não faz efeito, ou até faz um efeito contrário que infelizmente é dificil de resolver. eheheh

Baiano disse...

Essa tese é plágio, pois eu já havia feito essa pesquisa e chegado a essa conclusão há muito tempo atrás, por isso é que eu incentivava todos a tomar umas Skol após os jogos do ano passado kkkkkkkkk.